13.7.16

Óleo de Coco na visão do Ayurveda

O óleo de coco virgem, puro e natural, é uma dádiva da natureza que o homem transforma em alimento e remédio. É um bálsamo quando produzido prensado a frio, extraído a partir da polpa do coco fresco e maduro por processos físicos e passando pelas etapas de trituração, prensagem e tripla filtração sem ser submetido ao refinamento e a desodorização, práticas muito comuns nas grandes indústrias.

Considerado um alimento funcional pela nutrição ocidental, os benefícios de seu consumo já foram citados em vários estudos. Mas é dentro da visão ayurvédica que os benefícios se estendem ainda mais quando empregado adequadamente de acordo com o biotipo e estilo de vida do paciente.

Ele é uma das bases desta medicina, que indica seu uso, tanto interno quanto externo, para tratar desordens Vata-Pitta ou Pitta-Vata, pois traz snigda (oleação) e sheeta (frio), conferindo o poder de olear e refrescar o organismo. Na alimentação pode ser usado tanto para finalizar pratos quanto para cozinhar, pois sendo um óleo muito estável confere sabor e aroma característicos sem oxidar. Para cuidar da beleza também é uma excelente opção: nutre e perfuma pele, unhas e cabelos sem deixá-los oleosos.

Nenhum comentário: