Neem, a planta que substitui agrotóxicos e inseticidas

Originário da Índia, o Neem (azadirachta indica) ficou conhecido no Brasil por abrir uma janela para um futuro mais sustentável: a produção de produtos agropecuários de manejo ecológico.

Implementado por aqui por volta dos anos 2000, hoje já é muito conhecido pela população e pelos produtores rurais. E no Cerrado, um dos principais biomas brasileiros, sua produção já se tornou bastante comum.

Alvo de muitos estudos científicos, o versátil extrato da planta é obtido de forma bem simples: as folhas retiradas das árvores são colocadas em estufa, desidratadas e moídas até virar pó. A partir daí se obtém um concentrado que substitui inseticidas convencionais e cumpre eficazmente o papel de inibir a proliferação de invasores. Por não ser tóxico pode ser aplicado manualmente com segurança. E para jardins e hortas caseiras não há melhor opção!

Usado também para o controle de infestações na pecuária, sua versão em pó pode ser misturada ao sal ingerido pelo boi para esterilizar as fezes e controlar a proliferação de carrapatos e bernes. Já em animais domésticos o mais indicado é aplicar o extrato aquoso diretamente na pelagem para o controle de pulgas e carrapatos.

Nenhum comentário: