Óleo de Eucalipto para tratar

Nativo da Austrália e considerado um "cura-tudo" pelos aborígenes australianos, o óleo essencial de eucalipto puro e orgânico tem um efeito estimulante sobre o sistema nervoso, atuando como um poderoso vitalizante nos casos de depressão e letargia, segundo os conhecimentos da milenar medicina Ayurveda.

Expectorante poderoso, tem uma ação revigorante sobre as membranas e mucosas, e é considerado um remédio eficaz para tanto para males respiratórios quanto para aliviar dores neuro-musculares.

Excelente opção para tratar topicamente as gripes, sinusites e bronquites, também apresenta função desodorante e vermífuga e foi largamente empregado na Europa durante a Primeira Guerra Mundial para controlar surtos de meningite e influenza. Já descoberto pela comunidade científica, suas propriedades antibacterianas, antivirais, antiantissépticas e analgésicas têm sido alvo de vários estudos ao longo dos anos.

Uma curiosidade foi o uso, em 1855, pelo governo francês de árvores de Eucalipto na Argélia para tratar infestações de malária devido ao sistema radicular extenso da espécie, que absorve grandes quantidades de água. Plantadas em áreas alagadiças em uma tentativa de secar e purificar o solo e o ar, a planta ajudou a recuperar grandes áreas do país africano. 

Nenhum comentário: