21.10.16

A Terapia Ayurveda

Tudo no Universo é formado pelos cinco elementos básicos da natureza, os panchamahabhutas (éter, ar, fogo, água e terra.), e sendo o Ser Humano um microcosmo do macrocosmo esta é a base para se compreender como o organismo humano funciona dentro da visão desta milenar medicina, originada dos povos nativos do subcontinente indiano. Quando existe equilíbrio os elementos estão trabalhando harmoniosamente, mas se ocorre uma desarmonia se tornam expressões patológicas, aos quais chamamos de doshas. 

O dosha Vata é formado principalmente por éter e ar e possui as características destes elementos: é frio, leve, seco, móvel e rápido. No Ser humano atua principalmente nas funções circulatória, nervosa e excretória. Pode gerar quadros clínicos relacionados a secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insônia.

O dosha Pitta é formado principalmente por água e fogo e é quente, moderado, oleoso, úmido e atua principalmente nas funções metabólica e digestiva. Pode gerar queimação abdominal, fezes soltas, calor no corpo, aumento da sudorese, pele sensível, olhos vermelhos, irritabilidade e agressividade. Já o dosha Kapha é formado principalmente por água e terra e é pesado, oleoso, úmido, frio e lento e atua principalmente na função estrutural e de lubrificação. Pode gerar peso corporal aumentado, lentidão, preguiça, oleosidade, secreções, embotamento mental, apego exacerbado.

No tratamento é necessário diagnosticar quais elementos e doshas estão atuando desarmonicamente para fazer as adequações na rotina diária e indicar quais ferramentas empregar, tais como emprego de óleos medicinais, dietoterapia, oleação, sudação, fitoterapia, uso de pedras preciosas, adoção de atividade física, prática de yoga, meditação, dentre outras. 

Nenhum comentário: