Óleo de Citronela para tratar

Cultivada mundialmente devido a sua potente ação repelente de insetos, a citronela surpreendeu ao mostrar nos resultados das pesquisas laboratoriais uma intensa ação analgésica e anti-inflamatória, podendo ser empregada no tratamento e alívio de diversas dores e desordens do organismo humano.

Como repelente já é sabido que seu óleo é eficaz não apenas contra mosquitos mas também baratas e carrapatos. Para se ter uma ideia da eficácia um experimento comparou o seu uso com o carrapaticida bovino amitraz e os resultados foram muito satisfatório no controle das infestações.

O uso com animais domésticos também se mostrou muito interessante: o óleo diluído em xampus ou na água do banho mostrou resultados muito bons no controle de pulgas. Uma boa dica neste caso é associá-lo ao óleo de Tea Tree para resultados ainda melhores. E a mesma água ainda pode ser reaproveitada para lavar canis ou áreas de infestação.

Muito eficiente também no tratamento do chulé, uma vez que vários componentes do óleo - como citral, citronelal e geraniol - são potentes inibidores da formação do ácido isovalérico produzido a partir do suor da pele, a planta mostrou ainda potente ação antimicrobiana, podendo ser utilizada como antisséptico, antimicótico de pele e unhas e desinfetante de banheiros e locais públicos.

Com tanta eficácia e versatilidade a Citronela pode ser uma alternativa para tornar nosso dia-a-dia muito mais sustentável e ecológico, reduzindo assim o uso massivo de produtos artificiais laboratoriais que além de conter alta toxicidade geram muitos resíduos poluentes para serem produzidos.

Nenhum comentário: