23.11.16

Yoga e Yogaterapia nos dias de hoje

Mesmo tendo como um dos objetivos principais a busca pela expansão da consciência, a prática de Yoga contemporâneo pode proporcionar grandes benefícios para qualquer pessoa, independente do objetivo de cada um. O tratamento integral para corpo-mente-emoções é uma das mais importantes realizações dos diversos métodos existentes, libertando energia estagnada, tornando o corpo forte e com vitalidade, estabilizando as emoções e conduzindo à mente clareza, criatividade e equanimidade.

Muito além de ser apenas uma execução de exercícios físicos ela pode ser uma eficiente ferramenta para se restabelecer o equilíbrio integrando a realidade interna com a externa, desbloqueando e despertando os centros psíquicos, trabalhando a circulação de energia e de fluídos e ajudando a criar uma base estável para a exploração do corpo, da respiração, da mente e das emoções, desenvolvendo assim o autoconhecimento e o autocontrole.

Tanto o corpo denso como o sutil acumulam tensões resultantes de como experienciamos o nosso dia-a-dia e que com o tempo se solidificam formando bloqueios que nos impedem de seguir em frente com leveza e clareza. Com as ferramentas do Yoga é possível desfazermos toda estagnação a qual nos vemos presos reprogramando todo organismo para o perfeito equilíbrio.

Olhando para o Yoga com este enfoque, e principalmente dentro da sala de aula, temos uma espécie de yogaterapia, que trabalha para restaurar o equilíbrio físico-sutil empregando uma gama enorme de técnicas e recursos que herdamos das mais diferentes práticas iogues ao longo dos séculos. Assim, esta yoga-terapia é válida e benéfica por tratar e treinar o Ser de forma integral, conduzindo-o a um treinamento global, de dentro para fora, harmonizando todas as facetas da vida humana.

Nenhum comentário: