Como fazer Jala Neti, a higienização nasal do Yoga e do Ayurveda

ilustração: Gustavo Peres
Jala Neti é a prática de higienização nasal através de um aparelho, chamado Lota, com água morna e sal, basicamente. Embora esta prática também tenha sido amplamente empregada com outros ingredientes adicionados à água aqui vou me deter ao mais simples uso.

Trata-se de um tratamento natural e muito efetivo para rinite, sinusite, resfriados alérgicos, alergias respiratórias, ronco, apnéia, efeitos da poluição do ar e do ar condicionado. Além de ajudar a proteger o revestimento da mucosa nasal mantendo sua hidratação e tornando-a mais resistente aos agentes alergênicos como fungos e ácaros também remove as placas de bactérias que se alojam na cavidade nasal ampliando a oxigenação cerebral e a capacidade de concentração e memória. Por desobstruir toda a região do Ajna Chakra (o centro energético do terceiro olho) contribui para práticas meditativas mais profundas.

O método é eficiente porque a solução morna e salina ao se infiltrar pelos capilares dos ossos do sinus frontal e seios nasais amolece as crostas de muco que estão aderidas as impelindo a sairem na forma de secreção. Ao contrário do uso de fármacos, que acabam por “secar” esta secreção fazendo com que ela permaneça mais aderida ao local, a prática constante desta tecnologia iogue contribui muito para a melhora das alergias respiratórias no médio-longo prazo de uma forma totalmente orgânica e sem os efeitos colaterais indesejáveis dos medicamentos alopáticos. 

Como fazer:
Aqueça 300 ml de água filtrada ou mineral até ficar levemente morna e adicione uma colher de chá rasa de sal marinho. Coloque a mistura no lota e introduza o bico do aparelho numa das narinas de modo que se encaixe perfeitamente. Incline a cabeça para frente e para o lado deixando a boca entreaberta. Respire pela boca durante todo procedimento. Vá inclinando o lota para que a água entre pela narina e espere que ela saia pela outra narina. Repita o procedimento para o outro lado. Em seguida, assoe o nariz vigorosamente várias vezes sem tampar nenhum dos lados. Observação: para quem mora em grandes metrópoles o mais indicado é fazer a prática à noite, antes de dormir, para evitar a exposição à poluição atmosférica nas primeiras horas quando a mucosa ainda está sendo renovada.

Um comentário:

clauky boom disse...

muito legal, já tinha ouvido falar, mas nunca fiz... inclusive tenho interesse em adquirir um Lota.

O que faço, e me alivia bastante,é colocar soro fisiológico num frasquinho desses de neosoro e lavo o canal narinas/boca, jogando o soro por uma narina e cuspindo pela boca, e sai aquela sensação de catarro preso na garganta e no ceu da boca... mas quero fazer esse metodo aí também ;)_